segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso de Capacitação para Professores (as inscrições foram prorrogadas).



Apresentação:

Prezado professores, venho apresentar o presente projeto de capacitação para professores. Mas antes irei falar um pouco de mim e minhas qualificações. Sou Bacharel em Biologia, Pela Universidade Severino Sombra, USS, concluído em 2010. Estou terminando a minha especialização em PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão ao Ensino à Distância), pela Universidade Federal Fluminense, UFF e atualmente estou fazendo licenciatura em Biologia pela Universidade Federal Rio de Janeiro, UFRJ. Trabalhei alguns períodos como designer gráfico na SANDENI BOUTIQUE, VIA EXPRESSA BOUTIQUE e realizei alguns trabalhos para ACIVA. Como criação de vídeos comerciais, panfletos, cartazes impressos e virtuais. Desenvolvi um projeto de Propaganda Virtual – Uma Nova Opção Ecologicamente Correta! No Colégio Estadual José Fonseca, no qual ensinei os alunos a criarem cartazes virtuais para ser publicado em um site de rede social (Orkut), ou seja, um Marketing Ecológico, além de proporcionar um conhecimento prático de algumas ferramentas simples para a criação do mesmo, atualmente leciono no Colégio Sagrado Coração de Jesus, como professor de Informática Educativa para os alunos do 1º ano do ensino médio, em um projeto beneficente. Antes de falar sobre o projeto irei relatar uma passagem do encontro anual da Sociedade Internacional para a Tecnologia na Educação (ISTE, 2012), um dos palestrantes principais, Marc Prensky, sacudiu um auditório com milhares de educadores com uma palestra, no mínimo, provocativa. Em seus slides, incluiu uma série de depoimentos de alunos do ensino fundamental e médio, em que colocavam suas expectativas em relação à escola e a seus professores.
Transcrevo a seguir algumas dessas passagens, reunindo-as em um só discurso, para compor nosso projeto: “Pela primeira vez na História, não estamos mais limitados pela habilidade e conhecimento de nossos professores. Tristemente, vocês, responsáveis pela política na Educação, estão nos limitando.
Então, pedimos: libertem-nos, fornecendo as ferramentas de que precisamos! Nossos professores podem prover melhor compreensão para alguns conteúdos, mas não as habilidades do século 21. Simplesmente porque eles não as têm. Mesmo que vocês os
recapacitem, ele não as terão. Por quê?

Tabela 1 - Porque nós somos nativos digitais.

10,000 horas de Vídeo Games
500,000 comerciais
250,000 e-mails
2 bilhões de toques de celular por ano

10,000 horas em telefones celulares
2 bilhões de músicas + filmes por mês
20,000 horas de TV (incluindo MTV)

3 bilhões de mensagens de texto por dia


Nossos professores, no entanto, são, em sua maioria, imigrantes digitais. A maior parte deles não entende as novas tecnologias ou mesmo essa linguagem. Para nós, eles têm sotaque de imigrantes digitais. Boas ferramentas nos tornam mais potentes como aprendizes. Tornamos-nos mais potentes por meio de nossos interesses. O que colocamos na internet é muito mais importante para nós do que o que obtemos dela.  Nós produzimos tanto quanto consumimos – talvez mais. Se nós não fizermos, nós mesmos, não tem graça. Dêem-nos as ferramentas que nos tornarão potentes. Ajudem-nos a tirar proveito dos computadores que já temos... Em nossos bolsos! Não tentem banir nossos telefones celulares!

Tabela 2 - Façam deles ferramentas de aprendizagem.

Celulares são:

Colocados sempre em nossos bolsos;
Poderosos sem serem caros
Dispositivos primariamente de comunicação
Totalmente equipados (câmeras, GPS, internet)

Fáceis de abaixar conteúdo
Abertos a entrada e saída de dados exteriores


O que falta nos celulares?

Imaginação da parte de nossos professores e financiamento da parte dos responsáveis pela política na Educação”. Adaptado por: Elói Clementino Theodoro do site: (http://pigead.lanteuff.org).
Bom, como podemos analisar pelos argumentos desses alunos, a maioria dos professores são imigrantes digitais, ou seja, não sabem utilizar essas ferramentas nem em prol de sua disciplina e muito menos na sua vida pessoal. Por isso venho incentivar e convidar vocês (Professores) para fazer parte desta realidade contemporânea que acompanha tanto a vida acadêmica dos nossos alunos e docentes de diversas áreas.  

IDENTIFICAÇÃO 

Público alvo

Professores do ensino fundamental e médio.

Duração

Estimamos um período de 3 meses e 10 dias, para quem dispõe de 6 horas de estudo por semana, perfazendo um total de 128 horas de dedicação por módulo. 
Se você perder uma das aulas, poderá acessar a página  do professor (http://eloibio.blogspot.com) e assim tendo acesso ao conteúdo e colocar as suas dúvidas na sala de aula ou por e-mail (eloi@biologo.bio.br).

Início

02/10/2012

Término

Dependerá exclusivamente da disponibilidade de tempo de estudo de cada professor até perfazer o total estipulado no projeto.



Término das inscrições

30/09/2012

Frisamos que o curso é divido em módulo, e cada módulo, é preparativo para a realização dos outros módulos e é composto de 3 partes específicas (segmentos):

MÓDULO I

Segmentos
Assuntos
Carga Horária
Microsoft Office Word
Domine o Word, Primeiros passos no Word, Formatação de textos, Inserindo imagens, Inserindo símbolos, Numeração de páginas, Notas de rodapé e notas de fim, Revisão de textos – Ortografia e gramática, Comando editar, Configurando a página, Trabalhando com tabelas, Impressão de documentos, Contagem automática de palavras, Use a ajuda do Word e Digitação rápida.



43
Microsoft Office PowerPoint
Dominar o PowerPoint, Acessando o PowerPoint, Primeiros passos, Barra de Ferramentas Padrão, Barra de formatação, Menu suspenso, arquivo, editar, Exibir, Inserir, Formatar, Ferramentas, Apresentações, Janela, Praticando o que você aprendeu, Criando uma nova apresentação, Adicionando um fundo ao seu slide, Trabalhando com texto, Editando a formatando o texto, Modificar o estilo da fonte, a cor do texto, Criando uma nova caixa de texto, Criando um novo slide, Editando os tópicos, Inserindo data, hora e número ao seu slide, Padronizando sua apresentação, Inserindo figuras em seu slide, Modificando o modelo do seu slide, Adicionando um filme ao seu slide, Importando objetos de outros programas, Copiando slides de outras apresentações, Inserindo e configurando botões de ação em seu slide, Animando o seu slide 1 e 2, Aplicando efeitos de transição em seus slides e Visualizando a sua apresentação.  










43
Microsoft Office Excel
Dominar o Excel, Acessando o Excel, Primeiros passos, Barra de Ferramentas Padrão, Barra de formatação, Menu suspenso, arquivo, editar, Exibir, Inserir, Formatar, Ferramentas, Janela, Praticando o que você aprendeu, Criando um cálculo simples e complexo, Inserindo imagem, tabela e gráficos com os resultados.  


42
Total do Primeiro Módulo
128

MÓDULO II

Segmentos
Assuntos
Carga Horária
Internet
Navegação na Web, Salvando páginas favoritas, Gravando fotos, Criando e-mail (HotMail, Uol, Yahoo, Claro, Tim, Oi, Gmail e outros provedores de e-mails), Configuração de contas de e-mail, Lendo e enviando e-mails, Enviando fotos, links e textos, Catálogo de endereços, Downloads de jogos, música, vídeo, livro, apostila, artigo e programas, Recursos de pesquisa na Web, Teoria, prática e dicas sobre o Internet Explora, Google Chrome e Mozilla Firefox.




43
Tecnologias na escola
Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem


42

Utilização do Blog para o Ensino.
Criando Blog (WebSite), Publicando no Blog, inserindo apostila, conteúdo, imagem, vídeo e outros recursos cabíveis ao professor.

43
Total do Segundo Módulo
128

EMENTA


O Impacto da tecnologia da informática na sociedade e, especialmente, no corpo discente. Utilização dos recursos de informática no tratamento de informações. Sistemas operacionais, componentes básicos do Sistema Operacional. Processador de texto, apresentação multimídia, disponibilização em website e ferramentas mais utilizadas na Web.

METODOLOGIA

O curso visa à construção do conhecimento com a utilização de todos os recursos disponíveis num ambiente informatizado e colaborativo, via presencial.

Será desenvolvido de duas formas de assistência ao aluno(a) (professor(a)):

  • Presencial para alunos(as) (professores(as)) do EECBG – RJ

Com aulas em laboratório de Informática (Durante o período letivo).

  • À distância

Em concordância com a disponibilidade dos participantes, utilizando qualquer micro que tenha acesso à Internet, enviando via e-mail suas dúvidas e questionamentos, informando nome e assunto.


JUSTIFICATIVA DO CURSO

Concebida na metade do século passado e permanentemente em atualização, a computação vem sendo a tecnologia predominante em nossa era. O computador está integralmente presente na cultura moderna e é o principal motor do crescimento econômico do mundo. Ele é capaz de produzir, transmitir e reproduzir mensagens em diferentes códigos e canais. A necessidade de se pensar e colocar em prática ações pedagógicas que ajude tanto o aluno como o professor na utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo sob a perspectiva construtivista, apontando desafios para a elaboração de materiais didáticos e para a prática pedagógica são os elementos motivadores para a execução do presente projeto. 
O presente curso proporcionará aos professores uma primeira aproximação com os softwares mais utilizados na obtenção, criação e apresentação de conteúdo, objeto de sua ação pedagógica, especialmente, a Internet com suas tecnologias mais utilizadas atualmente.

OBJETIVOS

Oferecer meios aos professores para a elaboração de seu próprio material didático, podendo ser impresso, apresentado no PowerPoint e/ou disponibilizado em páginas na Web. A ênfase será dada à utilização do data show para a apresentação do conteúdo, explorando a utilização do computador, através de suas características multimídia e da Internet, para a preparação desse conteúdo, fornecendo uma visão geral das tecnologias da Web.

RESULTADOS ESPERADOS

Aplicação imediata

Ao longo do curso o professor estará criando uma apostila para a  disciplina escolhida. Sendo esse material ou conteúdo utilizado para apresentação em data show, utilizando o programa PowerPoint e poderá disponibilizar na website pessoal este material e outros para os seus alunos ter acesso ao conteúdo de sua disciplina.  

Aplicação de curto prazo

O professor(a) aprenderá a criar página para disponibilizar na web o conteúdo da apostila criada, acrescentando animações e figuras em páginas html. Este conteúdo preparado fará parte do website pessoal que irá criar.

Nivelamento

Haverá um período inicial de nivelamento para saber o grau de instrução do professor a respeito de noções básicas dos programas Word, Excel, PowerPoint e Internet (questionário em anexo), quando os conhecimentos necessários para as atividades do curso serão repassados.  Salientamos que apesar do período de nivelamento, é imprescindível que o inscrito tenha algum conhecimento dos programas citados ou que tenha força de vontade para aprender.

CERTIFICAÇÃO

Verificaremos junto ao Maximus-RJ, através do setor a que o curso está sendo promovido (para professores), a possibilidade da emissão do certificado de conclusão do Programa, mediante a aprovação nas atividades propostas.

AVALIAÇÃO

O participante deste curso terá o seu desempenho avaliado ao longo da programação, mediante a sua frequência e realização dos exercícios propostos pelo professor (tutor). Esses exercícios serão enviados pela plataforma (website) para posterior correção e comentários.
Será considerado aprovado o aluno que fizer todas as leituras e realizados todos os exercícios propostos, apresentando um índice de aproveitamento superior a 70%.
Os aprovados farão jus a ter os seus nomes relacionados em uma página na website, mencionando sua conclusão e índice de aproveitamento no programa em questão.
Dessa forma, haverá a possibilidade de comprovação em qualquer processo seletivo que o inscrito necessitar.



ORÇAMENTO

ü      Podendo ser pago no total do curso ou por mês.  

Total: 

Módulo I                          Módulo II
R$: 120,00                       R$: 180,00

Parcial: 

Módulo I                          Módulo II
3 X 40,00 reais               3 X 60,00 reais


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
  • GONÇALVES, R. Manual Prático In Hardware Microsoft Word. São Paulo: Escala, [21--].
  • GONÇALVES, R. Manual Prático In Hardware Segredos e Utilidades do E-mail e Internet. São Paulo: Escala, [21--].
  • LOURENZI, H.; CUESTA, M. F. Microsoft Outlook Express 5 Aprenda os macetes do programa mais famoso e usado, do forma rápida e fácil! São Paulo: Escala, [21--].
  • meusite.pro.br. Criação de Material Didático.  Produção de Apostila, Apresentação no Data Show e Criação de Website, Professor: Emilson & Filhos. Disponível em: <http://www.meusite.pro.br/cmdid/ >. Acesso em: 13 de agosto de 2012.
  • pigead.lanteuff.org. REDE SOCIAL - Atividade com mobilidade: nativo ou imigrante digital? Disponível em: <http://pigead.lanteuff.org/mod/resource/view.php?id=6559>. Acesso em 13 de agosto de 2012.
  • PRATTI, W. Coleção Informática Descomplicada apresenta Star Office. São Paulo: Escala Ltda, [21--].
  • TINDOU, R. Q.; LAGE, A. R. F. PowerPoint XP Aprenda de Maneira Simples e Descontraída. São Paulo: Escala, [21--].









Nenhum comentário:

Translate

Agenda

Postagens populares